segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fazer as necessidades


Ensinar um cachorro a fazer as suas necessidades sempre no mesmo local e a não fazer dentro de casa é talvez o treino que exige mais paciência dos donos.

1º aspecto a ter em conta : se o animal fez as necessidades dentro de casa ou onde não era suposto, para nós humanos, fazê-lo, de nada serve ralhar ou castigar o animal. Parece estranho?Mas não é.
Vejamos:
O animal não sabe onde deve ou não deve fazer as necessidades antes de o ensinar-mos, logo qualquer sitio longe de onde come e dorme é um bom sítio, reparem que já temos aqui um ponto de referência, longe de onde dorme e come.
Castigar por fazer no sitio errado não é solução, pois o animal não vai perceber porque é que está a ser castigado, e aquela história de que o meu cão percebe quando fez algo de errado, é pura fantasia, o que o animal se habituou foi que quando o dono muda de atitude e a voz sai mais rispida, vêm ai castigo, porquê ele não sabe, mas que vale a pena fugir dali ou aninhar-se para não levar porrada com com alguma coisa em cima, vale e ele faz isso mesmo, no entanto o dono fica todo satisfeito porque diz que o cão sabe que fez asneira. e o problema foi resolvido? Claro que não, ele vai continuar a fazer o mesmo quando o dono não estiver em casa. Então que fazer?

Primeiro que tudo há que ter paciencia e ser um bom observador, então vejamos:

Intervalos para as necessidades


Um cachorro com 6 a 8 semanas de idade deve sair para o exterior a cada três horas. Os cachorros mais velhos podem geralmente aguardar durante mais tempo. De uma forma geral, a maioria dos cachorros deve ser levada ao exterior:

De manhã, ao acordar;


Depois da sesta;


Depois das refeições;


Depois do recreio ou do exercício;


Imediatamente antes de dormir.


Use estas sugestões para estimular um treino com êxito.

Escolha uma área no exterior onde o seu animal possa fazer as necessidades.

Acompanhe sempre o seu cachorro para esta área com a trela.

Elogie-o quando terminar.

O odor das visitas anteriores a esta zona irá marcá-la rapidamente como o local das necessidades — mas é importante mantê-la limpa.

Se o animal por algum motivo não quer fazer no local para onde o levou, e assim que o leva para dentro de casa ele faz as necessidades, então há que estar atento ao comportamento do cachorro, e assim que ele começa a rodar sobre si ou a tentar fazer as necessidades, há que o levar imediatamente para o exterior, e ai deixá-lo para fazer as necessidades e elogiá-lo após o ter efectuado para que ele perceba que teve um bom comportamento.

Outra técnica usada, mas menos higiénica a meu ver, consiste em colocar o animal num local restrito da casa, uma varanda por exemplo, e cobrir a parte mais afastada da casota e dos alimentos com jornais e esperar que o animal faça as necessidades. Após isso, retirar a folha que tem as necessidades e deixar ficar as outras que têm o odor, o animal na próxima vez procurará o local que tem o cheiro.

Ao fim de alguns dias, começa-se a retirar as folhas de jornal á volta do local onde ele costuma fazer, deixando apenas na zona onde ele faz as necessidades.

Aos poucos e poucos vai-se mudando de lugar o jornal, aproximando da porta da rua, até que o mesmo é colocado na rua na zona onde queremos que ele faça as suas necessidades, elogiando-o sempre que ele faz bem. ( pode inclusivé começar a usar uma palavra chave para as necessidades e utilizá-la sempre enquanto ele está a fazer as necessidades)

mais tarde o jornal desaparece e o animal irá efectuar as necessidades no local designado para o efeito.

Há que ter sempre em conta que cada cão é um cão e cada dono é diferente em grau de paciência e Observação, mas uma coisa é certa, não castigue o seu cão por algo de errado, se ele fez mal é porque o dono não soube ensinar-lhe a fazer bem.
até á próxima e divulguem este blog pelos amigos

2 comentários:

  1. Moro num apartamento e nao da para o fazer ir a rua aos poucos...continuei sem saber o que fazer

    ResponderEliminar