quarta-feira, 23 de maio de 2012



Kanicross 2012

Equipa da PSP vencedora do Kanicross 2012 da Força Aérea Portuguesa






Realizou-se entre os dias 16 e 18 de maio, no Campo de Tiro da Força Aérea, em Alcochete, o 9º Exercício Cinotécnico da Força Aérea – “Kanicross 2012” –, um exercício anual de avaliação de equipas cinotécnicas. Neste exercício, constituído por 21 obstáculos ao longo de 8 quilómetros, participaram não só todas as Secções Cinotécnicas da Força Aérea, mas também equipas do Exército/paraquedistas e da PSP.

O “Kanicross 2012” contou ainda com uma delegação do Grupo Operacional Cinotécnico da Guarda Prisional que assistiu ao exercício com vista á sua participação no próximo ano. A competição, organizada pelo Comando Aéreo e coordenada pelo Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea, é destinada a testar a capacidade física do cão e do seu treinador, a capacidade de controlo do cão por parte do tratador e as capacidades de tiro dos militares. É também tida em conta a motivação do cão em acompanhar o seu treinador sob circunstâncias difíceis e exigentes.

O Kanicross além de avaliar o grau de preparação das equipas Cinotécnicas para o cumprimento das missões que lhes são atribuídas, também suscita e desenvolve em todo o pessoal ligado aos cães militares/segurança uma saudável competição.

A equipa da PSP foi este ano constituída pelos Agentes Ana Alberto, Ricardo Lopes e Vitor Simões com os respectivos canídeos, tendo mais uma vez a PSP obtido o 1ª lugar por equipas, o que começa a tornar-se um hábito bastante agradável, pois ao longo da participação da PSP nos últimos três anos, esta tem obtido sempre lugares de destaque o que leva a que o GOC comece a ser considerada favorita em cada edição e todas as equipas tentem superar a da PSP, o que para nós é um motivo de orgulho que as equipas cinotécnicas militares nos tenham como referência na excelência do trabalho cinotécnico.

A nível individual, a PSP obteve o 1º lugar masculino com o Agente R. Lopes a efectuar com o seu canídeo um magnifico tempo de 40 minutos e 10 segundos e a Agente Ana Alberto obteve o 2º lugar com um tempo de 58 minutos e 41 segundos. De referir que a PSP é a primeira vez que participa com uma equipa feminina, pois a Agente Ana Alberto terminou a sua formação cinotécnica este ano, sendo por isso de realçar que logo na sua primeira participação tenha obtido esta excelente classificação.

De referir que a restante comitiva da PSP foi constituída pelo Subcomissário Araújo, Chefe Tenório, bem como os Agentes Amilcar Santos, Marco Silva e Centurio Costa, estes últimos equipa de reserva para a prova. A toda a comitiva os parabéns por mais esta excelente demonstração de profissionalismo e pela camaradagem demonstrada no são convívio com todas as outras equipas participantes. Até para o ano.




sexta-feira, 4 de maio de 2012

um mês e meio de vida


Não aprenderam a ter medos, nada os assusta, se aparece algo estranho ou algum ruído diferente, impera a curiosidade e vão ver o que se passa.
Este é o primeiro treino que se dá aos cachorros, sempre que se vai ter com eles, há barulhos, há musica, há palavras altas, ou seja tudo e mais alguma coisa que se lembrem. O único aspecto a ter em conta nesta altura é que tudo o que fazemos tem que ter uma recompensa agradável. Por exemplo não podemos atirar uma garrafa de plástico com pedrinhas dentro e fazer o barulho e ir-mos embora. Alguns dos cachorros irão averiguar, mas outros mais receosos ficarão junto da mãe, então temos que os incentivar a chegar ao pé do objecto para eles cheirarem e tocarem e verificarem que aquilo não lhes faz mal nenhum. 

Para que os cachorros se vão habituando aos mais diversos sons, eu a partir das 2 semanas de vida coloco um rádio na maternidade numa qualquer estação de rádio de maneira que os cachorros oiçam musica, vozes e outros sons e se habituem a que aqueles sons estranhos não lhe fazem mal, isto faz com que estando habituados aos mais diversos sons nunca tenham medo de nada.

Outro aspecto importante nesta fase é a da comida, nunca deem a comida a um cachorro e se afastem dele para ele comer sozinho! A conversa de que se deve deixar o cachorro comer descansado só serve para quem não percebe nada de cães! Se tiverem crianças em casa, então mais importante ainda é deixar as crianças mexerem no comer e no cachorro enquanto este come, de preferencia dar-lhe de comer na mão, retirando bocadinhos do granulado do tacho e dar á boca do cachorro.
Só assim ele vai perceber que ninguém lhe vai tirar o comer quando está a comer e mais tarde, quando for maior, não tentará morder com receio que lhe tirem o comer, e assim não corremos o risco de ele morder numa criança que vá mexer no seu tacho sem nós adultos estar-mos presentes.