sábado, 7 de setembro de 2013

Castrar cães sim ou não?

Castração dos cães: vantagens e desvantagens


Noto que existe um grande desconhecimento por parte dos donos dos cães das vantagens da castração dos cães. A castração dos cães é um procedimento corrente em outros países, mas pouco frequente em Portugal ao contrário do que acontece nos gatos. Isto deve-se decerto ao desconhecimento das suas vantagens (imediatas e futuras). Muitos acham que a castração tem vantagens apenas no controle da reprodução, mas as vantagens são muito mais do que essas.

Os testículos produzem hormonas androgénicas das quais a mais importante é a testosterona, responsável por muitos dos comportamentos dos machos.

BENEFÍCIOS COMPORTAMENTAIS

É sabido que muitos comportamentos de agressão entre cães e de cães para pessoas são causadas pela testosterona. Cães castrados defendem menos o seu território de outros cães, defendem menos a sua posição hierárquica, atacam menos as pessoas, lutam menos com outros cães na proximidade de cadelas em cio.
Estatisticamente, nos acidentes traumáticos nos cães, as mordeduras aparecem em 2º lugar em frequência logo a seguir aos atropelamentos. É importante referir que em face de um cão mordido, mesmo parecendo que o ferimento é menor, resumindo-se apenas à perfuração dos dentes, deverá de imediato procurar assistência veterinária imediata. A mordedura de um cão tem várias particularidades que as tornam perigosas. Para além do dano físico imediato e visível, existe esmagamento dos tecidos por baixo da pele que os tornam inviáveis (podem entrar em putrefacção).
Para além disso inoculam bactérias muito agressivas presentes na boca na profundidade dos tecidos. Estes dois factos originam infecções muito agressivas e destrutivas nos dias seguintes à mordedura. O período de ouro para a primeira actuação após o acidente são as 6 horas. Intervindo nas primeiras 6 horas, um veterinário conseguirá prevenir muitas complicações dos dias seguintes.

A castração de um cão, se for efectuada antes de 1 ano de idade, é muito mais eficaz do que efectuada mais tarde na prevenção da agressividade.

BENEFÍCIOS NO COMPORTAMENTO ERRANTE

Cães castrados tendem a não vaguear pela rua quando sentem cadelas em cio. O cio das cadelas é detectado pelos cães através de ferormonas dispersadas pelo ar a grandes distâncias, por vezes quilómetros. Para além disso, cães castrados têm um comportamento menos exploratório. Tendem a ficar mais em casa. Um cão errante arrisca-se muito mais a atropelamentos, envenenamentos, actos maliciosos, etc.

BENEFÍCIOS NA SAÚDE

Cães castrados não têm tumores dos testículos. Também reduzem em grande parte os problemas da próstata (80% dos cães não castrados desenvolvem ao longo da sua vida problemas prostáticos). Reduzem a incidência de hérnias periniais (uma das mais difíceis e dispendiosas hérnias que podem ocorrer num cão). Cães castrados têm menos tumores perianais (adenomas ou adenocarcinomas). Certas doenças infecciosas também ocorrerão com menor frequência (a dirofilariose, uma doença provocada pela picada dos mosquitos, ocorre mais em cães machos provávelmente devido ao seu comportamento errante e exploratório).

Um cão só deveria manter-se fértil caso se pondere utilizar para reprodução.

Muitos dos donos dos cães optam por não castrar pois dizem que tiram a felicidade do seu cão. Mas acreditem que a sua opção é errada. Muitos desses cães estão confinados em casa ou na sua propriedade mas fácilmente detectam cadelas em cio nas proximidades. Isso provoca-lhes grande contrariedade pois não conseguem alcançar a cadela e chegam a auto-mutilarem-se com a ansiedade (feridas nos membros e cauda).

A única desvantagem que posso reconhecer é alguma tendência para a obesidade, mas isso consegue-se ultrapassar com uma ração light e com exercício, ( aqui beneficia o cão e o dono que o acompanha :).

Caros amigos, a opção é efectuar a castração antes de 1 ano de idade. É um procedimento simples e vai-lhe poupar muitos dissabores no futuro.

Até á vista :)