Vamos iniciar uma nova etapa na informação sobre os cães. Aqui serão colocados vários artigos, informações, comentários, etc..., tudo o que for útil para ajudar a perceber como tratar, cuidar e treinar cada vez de forma melhor o nosso amigo de sempre, O meu Cão.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Teste de Campbell
É comum as pessoas escolherem um cachorro principalmente pela aparência. Seja pela sua beleza ou por outros aspectos, tais como o tamanho e tipo de pelagem.
Além do factor físico, porém, o temperamento do nosso futuro animal de estimação merece uma atenção especial. A maneira de ele demonstrar afecto e o seu nível de actividade devem ser adequados à dinâmica do ambiente em que viverá. Afinal, um convívio feliz por muitos e muitos anos, depende de um bom entrosamento entre ambas as partes. A disposição do cão para o adestramento é outra característica que vale a pena conhecermos para se fazer uma boa aquisição
Por isso, publico o chamado "Teste de Campbell’, que se propõe a analisar o comportamento dos filhotes em vários aspectos. ( existem outros testes, este é apenas um deles)
Para realizar o teste basta ter um papel, caneta e uma cópia deste teste para cada filhote onde serão assinaladas as respostas para posterior análise. Toda a sequência pode ser feita em alguns minutos. Recomenda-se que os cachorrinhos tenham entre 7 a 9 semanas, que é quando os resultados são os melhores.
1. VIR ATÉ NÓS
Coloque o filhote no chão em local desconhecido. Afaste-se aos poucos e agache-se. Chame-o com um tom de voz alegre, batendo palmas ou os pés no chão. Marque a resposta apropriada. O filhote:
a) Veio prontamente, pulou em você e, talvez, pós a boca na sua mão ou mordeu-a.
b) Veio prontamente, cauda levantada e subiu no seu colo.
c) Veio prontamente, cauda nivelada ou ligeiramente caída.
d) Veio, mas hesitante, talvez rastejando.
e) Não veio.
2. SEGUIR PESSOAS
Fique em pé e afaste-se do filhote, sem encorajá-lo. Observe sua reacção. O filhote:
a) Seguiu você bem de perto, cauda levantada, sacolejando e perseguindo seus pés.
b) Seguiu-o bem de perto, cauda levantada e parou bem perto.
c) Seguiu-o hesitante.
d) Seguiu-o devagar, talvez rastejando.
e) Não o seguiu.
3. BUSCAR OBJETOS Mostre um papel amassado ao filhote. Quando você perceber que ele o viu, arremesse-o na frente dele, a uma curta distância. O filhote:
a) Perseguiu o papel rapidamente, trouxe-o de volta, mas ficou brincando sem devolvê-lo.
b) Perseguiu o papel, trouxe-o de volta e permitiu que você o pegasse.
c) Foi atrás hesitante, mas trouxe-o de volta até, pelo menos, parte do caminho.
d) Não foi atrás.
e) Foi atrás do papel mas desistiu, mudando de direcção.
4. ADESTRAMENTO
Fique em pé, com o filhote olhando para você. Com as mãos sobre a cabeça dele amasse um pedaço de papel produzindo um barulho bem perceptível. Continue com o barulho e conduza as mãos devagar em direcção à cauda, dizendo "senta". Quando ele obedecer, elogie-o e permita que brinque rapidamente com o papel. Repita 4 ou 5 vezes. O Filhote:
a) Pula em você, tentando pegar o papel.
b) Pula em você na primeira vez, mas depois, na segunda ou terceira tentativa, senta rapidamente com a cauda balançando.
c) Senta na segunda ou terceira vez.
d) Senta e, depois, deita.
e) Vai embora
5. SER ACARICIADO
Acaricie o filhote afagando a cabeça, pescoço, ombros e costas. Passe a mão nas orelhas, focinho, patas e por todo o corpo. O filhote:
a) Pula em você, rosna ou morde suas mãos.
b) Põe as patas nas suas mãos, fica excitado movendo o corpo e tenta subir em você.
c) Fica excitado, movendo o corpo e lambe sua mão.
c) Rola no chão e fica de barriga para cima.
e) Debate-se e afasta-se.
6. DOMINÂNCIA
Role o filhote no chão, de lado e de costas, e segure-o de forma que fique imóvel, até se acalmar. O filhote:
a) Resiste com todas as suas forças, tenta morder, rosna e resmunga.
b) Resiste vigorosamente e talvez resmunga.
c) Resiste, mas depois acalma-se.
d) Não resiste, lambe suas mãos.
e) Não resiste e, talvez, urina.
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PONTUAÇÃO
Três ou mais "A’s": o filhote é dominante e mostra tendência agressiva. Pode morder. Não é indicado como primeiro cão para uma família com crianças pequenas e nem para uma pessoa muito tranquila e dócil. Seu dono deverá ser adulta, experiente e educá-lo com firmeza, mas sem agressividade paro não deixá-lo ainda mais agressivo. O cãozinho poderá tornar-se um bom companheiro e prestar bons serviços, mas há também o possibilidade de que venha a ser difícil de controlar
Três ou mais "B’s" ou uma combinação de "A’s" e "B’s": o filhote tende a ser extrovertido e dominante. Não é indicado como primeiro cão nem para uma família com crianças pequenas, embora sirva para crianças mais velhas. Será um bom cão de trabalho para um dono experiente.
Três ou mais "C’s": este cão serve para a maioria das pessoas. É adequado para uma família com crianças, para pessoas idosas e para quem pretende ter um cão pela primeira vez. Aceitará bem o treinamento.
Três ou mais "D’s": é um cão submisso que precisa ser tratado com delicadeza, um companheiro adequado para pessoas idosas ou para adultas tranquilos. Seu dono não precisa ser experiente, mas um treinamento positivo e sociabilização cuidadosa ajudará o cão a se integrar melhor Não deve ser tratado com violência.
Três ou mais "E’s" ou combinação de "D’s" com "E’s": este cão pode ser excessivamente tímido. Se tiver um "a" na pontuação pode morder em situações de stress, não sendo indicado para crianças ou donos inexperientes.
espero que este teste vos ajude na vossa próxima aquisição.
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