ninhada do autor do blog
Passo 1:
Permaneça em frente do seu cão, a cerca de meio metro. Dê a voz de comando “senta” e elogie-o.
Passo 2:
Ordene-lhe que se sente e, ao mesmo tempo, estique o braço (com a palma da mão para cima) até cerca de 10 cm do focinho. (O movimento do braço é semelhante ao utilizado pelos agentes da polícia para parar o trânsito.) Este gesto representa uma fronteira física para o seu cão. Quando o seu braço está esticado, ordene-lhe que se sente num tom claro, descontraído e firme — cortando a voz de forma abrupta no final da palavra. Deixe que o seu cão permaneça sentado por cinco segundos e, de seguida, liberte-o dizendo “OK”. Elogie-o e recompense-o. Pode demorar muitos dias até que o seu cão domine este gesto.
Passo 3:
Depois de dominar o passo 2, pode prosseguir. Dê a voz de comando para se sentar e, assim que o seu cão olhar fixamente para si, dê um ou dois passos para a direita e regresse ao centro.
Passo 4:
Depois de captar a sua atenção durante 15 a 30 segundos enquanto se move para um dos lados, mova-se para o lado oposto. De seguida, aumente a distância e varie a velocidade do movimento.
Passo 5:
Quando voltar a sentar-se, elogie-o e comece novamente. Comece por ordenar que se sente durante 15 a 30 segundos e aumente 15 segundos de cada vez. Uma meta razoável é a de sentar e ficar durante um minuto e meio.
Durante este processo, mantenha na sua mão e visível o brinquedo com que brinca com o seu cão. Se ele tentar avançar para si, saindo da posição de "fica" lance o brinquedo para trás do cão.
Após fazer isto várias vezes, verá que o seu cão começa a querer movimentar-se para trás, porque está á espera que você lance o brinquedo para trás dele, é nesta altura que se lança o brinquedo para junto dos pés do cão, num movimento rápido, e se elogia o cão.
Deste modo, ele irá compreender que se ficar naquele sítio quando recebe a ordem, será recompensado, ou seja, o brinquedo vem ter com ele e o dono brinca com ele.
é preciso paciência, e principalmente nunca se zangar por o cão fazer mal, ele apenas faz aquilo que lhe ensinamos, e se ainda não o faz bem, é porque nós humanos ainda não lhe ensinamos correctamente.
NUNCA SE CASTIGA UM CÃO, se ele não fizer bem, apenas não recebe a recompensa.
até breve,
Sem comentários:
Enviar um comentário