segunda-feira, 10 de maio de 2010

Prevenir Acidentes com o seu cão

Aprenda a usar estas técnicas antes que venha a precisar delas!










Queimaduras

(química, eléctrica, térmica)
Lave imediatamente a área queimada com grande quantidade de água fria. Coloque uma saco de gelo no local por 15 - 20 minutos. Atenção: não ponha o gelo directamente sobre a pele do animal, envolva-o em uma toalha ou outro tecido limpo.

Ligue imediatamente para o seu veterinário.

Engasgo

(dificuldade respiratória, constante movimento de pata na boca, lábios e língua azul)

Veja dentro da boca e procure um corpo estranho visível. Se encontrá-lo, remova-o com uma pinça ou alicate de ponta comprida para que o animal consiga respirar. Tenha extremo cuidado de não empurrar o corpo estranho mais para dentro da garganta. Se o objecto continua alojado e imóvel, coloque o animal deitado de lado e faça pressão na altura das costelas com a palma da sua mão, 3 ou 4 vezes. Repita mais algumas vezes até o deslocamento do corpo estranho.

Ligue para o seu veterinário imediatamente, mesmo que  tenha conseguido retirar o corpo estranho pois ele pode ter causado ferimentos internos. Não deixe para depois!

Intermação

(respiração acelerada e dificultosa, vómitos, colapso, temperatura elevada)

Coloque o animal numa banheira, balde ou bacia com água fresca, não use água fria pois pode causar choque térmico. Um banho de mangueira ou envolver o animal em uma toalha molhada também ajuda. Não coloque a cabeça do animal debaixo da água.

Ligue para seu veterinário imediatamente!!!

Vómitos

Suspenda a alimentação por 12 - 24 horas. Depois que o vómito cessar, dê pedras de gelo por 2 horas e comece a aumentar o volume de água e comida até a quantidade normalmente ingerida por dia.
Ligue para seu veterinário.

Diarreia

Suspenda a alimentação por 24h mas dê água à vontade. Dê cubos de gelo.

Ligue para seu veterinário.

ENVENENAMENTO

Medidas preventivas

• Não deixe o seu cão comer nada durante os passeios. Os cães, principalmente jovens, têm tendência para comer seja o que for.

• Retire todas as plantas venenosas de sua casa e jardim ou coloque-as fora do alcance do cão.

• Guarde produtos químicos e de limpeza, os insecticidas e os medicamentos, fora do alcance do cão, de preferência em local trancado.

Ao fazer uma desparasitação, por banho medicinal ou pulverização, tenha atenção à quantidade de insecticida que utiliza.

Principais Sintomas
Os sintomas variam conforme o tipo de veneno ingerido, pode-se considerar todos ou alguns dos abaixo indicados

• O cão saliva fortemente


• Tem vómitos recorrentes e, por vezes, também diarreia


• Há sangue no vómito, nas fezes ou na urina;


• O animal está apático;


• Tem dificuldade em respirar;


• As mucosas apresentam-se pálidas ou azuladas;


• A pulsação é rapidíssima;


Tem tonturas, convulsões e/ou desmaia.

Primeiras medidas
• Leve imediatamente o cão ao veterinário

• Anote o que foi ingerido e a quantidade ( se for um produto químico ou veneno que você tinha em casa, leve a caixa para o veterinário, muitas vezes as caixas trazem além da base química do remédio, procedimentos de emergência e telefones de centrais toxicológicas).

• Não induza vómitos sem consultar o veterinário! Este nem sempre é o melhor procedimento, podendo em alguns casos inclusive agravar o problema.

• No caso de envenenamento de pele, lave com bastante água e um sabonete suave.

• Dê-lhe comprimidos de carvão. O carvão absorve a maior parte dos tóxicos e não afecta o animal.

Dê-lhe bastante água para beber. a água tem um efeito diluente.

Existem muitas outras situações que daria para publicar quase um livro, mas espero que estes tópicos já ajudem a prevenir um acidente com o vosso cão.
até breve

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Ensinar um cão a ficar num local quieto

ninhada do autor do blog

Quando dominar o comando “senta”, treine a voz de comando “fica”. Pratique-a duas vezes ao dia, com três repetições da ordem a cada sessão. Inicie o treino com a trela, num ambiente controlado e sem distracções.

Passo 1:
Permaneça em frente do seu cão, a cerca de meio metro. Dê a voz de comando “senta” e elogie-o.

Passo 2:
Ordene-lhe que se sente e, ao mesmo tempo, estique o braço (com a palma da mão para cima) até cerca de 10 cm do focinho. (O movimento do braço é semelhante ao utilizado pelos agentes da polícia para parar o trânsito.) Este gesto representa uma fronteira física para o seu cão. Quando o seu braço está esticado, ordene-lhe que se sente num tom claro, descontraído e firme — cortando a voz de forma abrupta no final da palavra. Deixe que o seu cão permaneça sentado por cinco segundos e, de seguida, liberte-o dizendo “OK”. Elogie-o e recompense-o. Pode demorar muitos dias até que o seu cão domine este gesto.

Passo 3:
Depois de dominar o passo 2, pode prosseguir. Dê a voz de comando para se sentar e, assim que o seu cão olhar fixamente para si, dê um ou dois passos para a direita e regresse ao centro.

Passo 4:
Depois de captar a sua atenção durante 15 a 30 segundos enquanto se move para um dos lados, mova-se para o lado oposto. De seguida, aumente a distância e varie a velocidade do movimento.

Passo 5:
Quando voltar a sentar-se, elogie-o e comece novamente. Comece por ordenar que se sente durante 15 a 30 segundos e aumente 15 segundos de cada vez. Uma meta razoável é a de sentar e ficar durante um minuto e meio.

Durante este processo, mantenha na sua mão e visível o brinquedo com que brinca com o seu cão. Se ele tentar avançar para si, saindo da posição de "fica" lance o brinquedo para trás do cão.

Após fazer isto várias vezes, verá que o seu cão começa a querer movimentar-se para trás, porque está á espera que você lance o brinquedo para trás dele, é nesta altura que se lança o brinquedo para junto dos pés do cão, num movimento rápido, e se elogia o cão.

Deste modo, ele irá compreender que se ficar naquele sítio quando recebe a ordem, será recompensado, ou seja, o brinquedo vem ter com ele e o dono brinca com ele.

é preciso paciência, e principalmente nunca se zangar por o cão fazer mal, ele apenas faz aquilo que lhe ensinamos, e se ainda não o faz bem, é porque nós humanos ainda não lhe ensinamos correctamente.

NUNCA SE CASTIGA UM CÃO, se ele não fizer bem, apenas não recebe a recompensa.

até breve,