domingo, 22 de maio de 2011

A Idade do Cão VS Idade do Homem

Nada como o início de uma ninhada para explicar um pouco a relação da idade do Homem com o cão.

Há várias explicações e teorias que relacionam a idade do cão e a do homem. A mais conhecida delas é a que diz que cada ano do cachorro corresponde a 7 anos de uma pessoa. Na verdade a relação entre a idade dos nossos amigos peludos e seus donos não é linear. Por exemplo: uma cachorrinha de um ano de idade já pode ter filhotes, mas uma criança de 7 anos ainda não está pronta para ser mãe.


Existem pequenas variações nas tabelas que definem a correlação de idades entre os cães e humanos, mas, basicamente, podemos considerar que:


Cão                  Homem

06 meses >>>>10 anos

08 meses >>>>12 anos

10 meses >>>>14 anos

12 meses >>>>15 anos

14 meses >>>>16 anos

16 meses >>>>18 anos

18 meses >>>>20 anos

20 meses >>>>21 anos

22 meses >>>>22 anos

02 anos >>>>>24 anos

03 anos >>>>>28 anos

04 anos >>>>>32 anos

05 anos >>>>>36 anos

06 anos >>>>>40 anos

e assim por ai adiante, e para não me alongar, só referir que um cão com 10 anos corresponde grosso modo a um homem com 56 anos, um de 15 a um homem com 76 anos e um de 20 a um homem de 100 anos

O tempo médio de vida dos cães também depende de muitos factores que ocorrem ao longo da sua vida, bem como da raça, pois há raças que vivem mais do que outras e o tratamento que os donos lhes dão ao longo da sua vida também se vai reflectir na sua esperança de vida.

Até á próxima e voltem sempre,
Paulo Brissos

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A importância da Nutrição da Saúde da pele e do pêlo

A importância da Nutrição da Saúde da pele e do pêlo


Uma Pele e Pêlo saudáveis entre os sinais mais visíveis de saúde e vitalidade dos nossos animais de companhia. A pele e o pêlo têm uma importância vital nos mecanismos de protecção do organismo contra todos os tipos de agressões ambientais, desde os agentes infecciosos até ás variações de temperatura.

Deficiências nutricionais de vários tipos podem manifestar-se por provocarem alterações neste órgão altamente visível. Talvez seja devido a isso que inúmeros suplementos e nutracêuticos nutricionais para a pele e pêlo sejam largamente utilizados.

Uma boa nutrição é essencial para uma pele e pêlo saudável!

O funcionamento normal da pele requer um fornecimento adequado de vários nutrientes, incluindo proteínas, ácidos gordos, zinco, cobre, vitamina A e vitaminas do complexo B. Por outro lado, a sua deficiência poderá provocar várias alterações na estrutura e funções da pele.
Adicionalmente aos efeitos directos de uma má nutrição, outros problemas poderão ocorrer, como uma maior susceptibilidade a parasitas (como ácaros, pulgas e piolhos), bem como uma maior predisposição para infecções cutâneas.
Uma alimentação que respeitasse o mínimo de requisitos necessários deveria, na teoria, eliminar todos os sinais dermatológicos associados com deficiências alimentares. Contudo, certos animais podem apresentar diferenças genéticas ou metabólicas que podem responder a uma maior ingestão de nutrientes e, caso contrário, irão apresentar alterações da pele e do pêlo. Adicionalmente, muitos donos de animais não os alimentam exclusivamente com um alimento completo e equilibrado. Guloseimas excessivas ou suplementos alimentares nutricionalmente desequilibrados podem contribuir para desequilíbrios nutricionais.

Proteínas: a pele contém um quantidade bastante elevada de proteínas e funciona como o principal reservatório de proteínas quando a ingestão não é a mais adequada. Isto faz com que em caso de deficiência proteica organismo remova as proteínas acumuladas na pele por forma a compensar os outros órgãos vitais.

Os sinais cutâneos de uma deficiência de ingestão de proteínas incluem: hiperqueratose da pele (espessamento da pele), hiperpigmentação da pele, flacidez cutânea, perda da pigmentação do pêlo e aumento da fragilidade do pêlo. Todas estas patologias podem manifestar-se como lesões crostosas da pele, com zonas de alopécia bem delimitadas e pelagem seca e sem brilho.

Gordura e Ácidos Gordos: descamação generalizada da pele, pelagem espessa e sem brilho ou mesmo alopécia e comichão são muitas das alterações visíveis que se devem a uma deficiência de ácidos gordos essenciais.

Os ácidos gordos essenciais podem ser oxidados e desnaturados em alimentos de fraca qualidade, alimentos armazenados durante muito tempo ou em altas temperaturas, ou ainda aqueles inadequadamente preservados com antioxidantes. Os animais alimentados com estes alimentos podem mostrar sinais evidentes de deficiência de ácidos gordos essenciais. Estes sinais podem ser também observados em animais alimentados com dietas com baixo nível de gordura (dietas “light”)durante muito tempo, animais com patologias na absorção de gorduras ou naqueles que apresentam elevados requisitos destes nutrientes. Uma alimentação com um alimento que contenha a correcta proporção de ácidos gordos essenciais é o ideal para que não se verifiquem quaisquer sinais de carência destes nutrientes.

Vitaminas: são também importantes para a saúde da pele e do pêlo, principalmente as vitaminas do Complexo B e a Vitamina A.

As deficiências em vitaminas do complexo B são extremamente raras nos animais de companhia.

As deficiência em Vitamina A apresentam um quadro clínico muito semelhante ao da verificada por défice de ácidos gordos: pele seca e com descamação.

Sais minerais: o Zinco apresenta um papel crítico no desenvolvimento normal da pele e a sua deficiência resulta em paraqueratose e dermatite.

As dermatites responsivas ao Zinco são geralmente reportadas em cachorros ou raças sensíveis ao Zinco (principalmente Siberian Husky e Alaskan Malamute), se bem que pode também verificar-se em outras raças.
http://www.purina-petlife.clix.pt/

até á próxima...