terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gestação da Cadela



ninhada de labradores e ninhada de pastor belga malinois
( foto Paulo Brissos)




Gestação da Cadela


Durante esta fase da vida, a cadela alimenta-se com cerca de mais 50% de comida do que normalmente ocorre.

Recomenda-se alimentá-la mais vezes com menores porções, já que o seu estômago terá uma menor capacidade.

É recomendado também dar leite a vontade (caso a cadela goste). Dias antes da provável data do parto, deve-se construir uma caixa de parição, e fazer com que a cadela se vá acostumando ao seu novo "ninho".



A caixa deve ser de tamanho suficiente para acomodar a mãe e seus filhotes e para que neste lugar ela possa amamentá-los. Para que não haja perigo da cadela se deitar em cima dos filhotes, a caixa deve ter um suporte nas suas laterais, chamado de 'guarda-rail' - conforme mostra a figura.
Se o local for frio deve-se colocar uma lâmpada de aquecimento.

Aproximadamente 12 horas antes do início do trabalho de parto, a cadela pode evitar a comida, pelo que se estiver com atenção e verificar que ela não toca na comida, o trabalho de parto está próximo, bem como ela poderá apresentar um corrimento vaginal esbranquiçado (tampão uterino).
Cerca de 8 a 12 horas antes, a temperatura da cadela desce 1 a 1 grau e meio.

A maioria das fêmeas não chega a apresentar problemas nesta fase.
Geralmente, a cadela tem o parto deitada, com seu focinho próximo da vulva. O feto é expelido envolto no saco amniótico, o qual a cadela normalmente rompe com os dentes. ( há cadelas que no primeiro parto, não sabem muito bem o que fazer ao primeiro cachorro, pelo que poderá ser necessário romper o saco para evitar a morte do cachorro, utilizando os dedos ou uma tesoura sem pontas e limpa) Junto do saco amniótico virá a placenta, ligada ao feto através do cordão umbilical.

A cadela deve ser estimulada a comer a placenta, já que a mesma é rica em nutrientes e hormônas que ajudarão o útero voltar ao normal e a descida do leite). Porém, a cadela deve ingerir no máximo 3 placentas, evitando assim a diarréia pós-parto. Após romper o saco amniótico com os dentes, a cadela irá lamber os filhotes, deixando-os limpos e aptos a respirar.

No caso do nascimento de algum feto morto, recomenda-se deixá-lo ao lado da mãe até que seu corpo esfrie. Desta forma ela saberá que ele morre e não ficará ansiosa á sua procura.

Forneça água para a cadela durante o parto, e fique presente para caso haja algum impecilho no nascimento.

O trabalho de parto pode demorar até 36 horas até sair o último cachorro e, deve-se prestar muita atenção nos seguintes fatores:

- após o nascimento de alguns filhotes, caso a cadela continue fazendo força, aguarde cerca de 1 hora e meia e leve ao veterinário se não sair mais nenhum, pode estar bloqueado na saida;

- caso as contrações tenham início e, nenhum filhote nasça após 4 a 6 horas, leve-a ao veterinário;

- caso os filhotes não nasçam até 66 dias após o último cruzamento, leve-a com urgência ao veterinário.

Após o parto, deixar a cadela descansar.

Neste período pós-parto deve-se continuar alimenta-la com mais 50% de ração (durante a amamentação).

O ideal é cerca de 20 dias antes do parto, a cadela começar a comer ração para cachorros, pois é mais rica em cálcio, e continuar a dar até aos dois meses de vida dos cachorros, altura em que normalmente são separados da mãe.

aquele abraço e até á próxima.

2 comentários:

  1. Oi,estou tentando aprender a fazer essa caixa de amamentação mas vcs não deram as medidas. Minha cadela e uma Sharpei e vai parir daqui uns 20 dias.Por favor mandem o modelo direitinho com as medidas.Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma Rottweiler e ela as vezes no se virar na caixa de amamentação acaba esmagando os filhotes....oq poderia fazer pra evitar?

    ResponderEliminar