sábado, 17 de abril de 2010

O Figurante

O Figurante é talvez uma das pessoas mais importantes no treino de um cão. Muitas das vezes não se dá valor ao figurante porque quem está de fora apenas olha para o que o guia e o cão estão a fazer, se o cão está a morder bem ou não se pára á ordem do dono ou não etc....

Mas na verdade o trabalho do figurante é extremamente importante. Ele pode fazer com que um cão seja excelente ou simplesmente estragá-lo. Como? é simples. è o figurante que percebe se o cão está a morder bem ou mal, é ele que sabe dar a perna ou a manga na entrada do cão de modo a dar-lhe confiança para o ataque e se esse trabalho for mal feito pode traumatizar o animal de tal modo que ele nunca mais quer morder no figurante. É o bom figurante que se mantém quieto quando se manda parar um ataque  e o cão continua a morder, que mantém o sangue frio mesmo quando as mordidas do animal são de tal modo fortes que marcam mesmo com a protecção colocada e deixam muitas nódoas negras que ninguém vê.

O trabalho do figurante tem evoluido ao longo dos últimos anos de tal maneira que hoje em dia os teinos nas escolas que têm campeões não dispensam a existencia de figurantes altamente profissionais, pois só assim se consegue ter binómios bem treinados, binómios sim, pois que o figurante acaba por treinar também o guia , não é só o cão.

Nas fotos o autor do Blog recordando como sabe bem fazer uma manga de ataque ao um cão de guarda.
Foto do autor em Março de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário