terça-feira, 16 de novembro de 2010

Ensinar um cão a sentar

 Comando : SENTA
O tempo necessário para que o seu cão domine esta ordem varia em função da sua própria personalidade. Pratique com ele duas vezes ao dia, repetindo o comando três vezes em cada sessão. Assim que começar a perder a sua atenção, pare e tente novamente mais tarde. Comece num ambiente controlado dentro de portas, com a trela e sem distracções.

Passo 1:

Chame a atenção do cão dizendo o seu nome e segure uma recompensa numa das mãos. Com a trela na outra mão, posicione o seu cão para que esteja de frente para si e tenha toda a sua atenção.

Passo 2:

Levante lentamente a mão com a recompensa acima da cabeça do seu cão e ligeiramente para trás da cabeça. Com a sua atenção concentrada nessa mão, ele irá sentar-se naturalmente de forma a não perder a sua mão de vista. Quando o seu cão começar a sentar-se, diga “senta” num tom de voz firme. Repita este procedimento várias vezes.

Passo 3:

Elogie o seu cão acariciando-o. Durante os próximos dias, reduza gradualmente o número de recompensas e substitua-as por muitos incentivos físicos e verbais.



este tipo de treino,"motivação positiva" é de longe o melhor para o animal, pois é agradável e duradouro.


todo este treino é efectuado com base na motivação positiva, ao contrário do que existia há alguns anos, e que infelizmente alguns ditos treinadores de cães que não evoluiram, ainda usam o treino sobre pressão.

um exemplo:

quase toda a gente, quando se lhes pergunta como se ensina um cão a sentar, imediatamente dizem: agarro o cão pela coleira, e empurro as traseiras até ele se sentar, e digo-lhe senta.

então pensem só um pouco, se eu que sou mais forte empurro alguem e o obrigo a sentar-se, ele senta-se, eu sou mais forte ele não tem outra hipótese que não seja sentar-se, mas assim que eu viro costas, ele levanta-se e vai-se embora para bem longe. ( este é o comportamento que o cão também têm) mas se eu disser a alguém, se te sentares dou-te mil euros ( forte motivação positiva) ele senta-se, eu vou-me embora e quando regresso ele ainda ali está á espera da recompensa. A motivação positiva faz isto a um ser humano imaginem o que faz a um cão.

Por isso, hoje em dia o treino positivo é de longe o mais recomendado, com melhores resultados e mais duradouro, agora atenção, quando se inicia pode ser demorado até o animal perceber o que tem que fazer para receber a recompensa, mas isso depende unicamente de cada dono/treinador, ou tem paciência e terá um animal bem treinado ou não tem paciência e então é melhor treinar com um jogo na playstation, pelo menos não trás más consequências ao cão :)

Bons treinos e até á próxima

7 comentários:

  1. Olá, queria por uma dúvida que tenho.
    A minha cadela é uma pinscher com 12 meses feitos a pouco tempo e estou a tentar ensiná-la a sentar-se utilizando a essa mesma técnica. O meu problema é que quando levo a mao atrás da cabeça dela ela em vez de se sentar salta para apanhar a minha mão. O que posso fazer para ensiná-la?

    ResponderEliminar
  2. é isso que acontece com o meu pinscher também ...

    ResponderEliminar
  3. feche a mao uma hora hora ela vai acabar sentando

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  5. Como Adestrar Cachorro

    Aprenda os SEGREDOS Dos Melhores Adestradores e os Seus Cachorros

    Finalmente! Adestrar seu cachorro ficou super fácil, Você poderá ter um animal muito educado, com apenas alguns treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. Você mesmo poderá ensiná-lo a deixar de destruir suas coisas, a latir só quando necessário, ou o melhor a fazer suas necessidades no lugar correto e ainda irão passear sem arrastar você junto.

    Incrível Método Que Pode Ser Aplicado Por Qualquer Pessoa 15 Minutos Por Dia. Se alguém tiver interesse em saber mais esse é o site:

    Site: http://comoadestrarcachorro.blog.br/

    E-mail: adestrarcachorro@gmail.com

    YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=OEg2D3-yDUo

    ResponderEliminar
  6. gostei.. muito bom ;)
    Conheço um curso que vende pela net que ensina várias técnicas de comando. É show, aprendi muito, são técnicas praticas e fáceis de serem executadas. Eu recomendo. Segue o link
    http://bit.ly/cursoadestrarcaes

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas! mas após muito procurar em sites, vídeos e artigos, finalmente encontrei um livro que realmente surtiu efeito. Ele foi bastante importante para eu treinar o meu cachorro Scooby que mordia muito e não obedecia ninguém. Vou deixar o link caso alguém queira conferir: http://bit.ly/Adestrar_Seu_Cachorro

    ResponderEliminar