quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Cão no Apartamento


Cães em apartamento

Para quem mora numa casa grande e espaçosa é muito simples ter um animal de estimação. Já para quem reside num apartamento e decide adquirir ou adoptar um cão é necessário que tome alguns cuidados desde a escolha da raça ideal até mesmo a mudança de alguns hábitos, visando o bem estar do futuro companheiro.

Os Cães necessitam de espaço, companhia e exercícios físicos com regularidade, por isso é necessário que seu proprietário tenha em mente que terá algumas responsabilidades à sua frente.

Um apartamento não é o lugar ideal para um cão viver sua vida, porém ele poderá adaptar-se desde que seu proprietário atente para os seguintes detalhes:

• Escolha raças de porte pequeno ou médio,


• Mesmo que o apartamento seja grande o suficiente, reserve 1 ou 2 horas do seu dia para levá-lo para se exercitar / passear. Isso fará com que seu cão fique mais calmo.

• Deixe sempre à disposição brinquedos e ossinhos para ele roer, evitando a tendência que o cão tem para brincar com objectos que tem o cheiro do dono e destrua móveis ou objetos da casa.

• Não deixe o cão sozinho o dia todo em hipótese alguma. Caso não haja ninguém para ficar com o cão durante o dia todo é melhor não adquirir um animal de estimação. Os Cães requerem atenção e gostam de brincar. Tenha em mente que você deverá reservar alguns minutos do seu dia para isso.

• Lembre-se de que você tem vizinhos muito próximos e eles não tem obrigação de ouvir seu cão ladrar e chorar o tempo todo. Muitos cachorros que ladram em excesso estão infelizes, pois os donos não seguem as regras anteriores.


Existe uma raça ideal para morar em apartamento?


Algumas raças exigem muito espaço e atenção constante do dono, outras nem tanto. O ideal é que a pessoa que pensa em adquirir um cão, estude antes sobre o comportamento e temperamento da raça e analise se é possível mantê-la vivendo em um ambiente fechado.Prefira sempre as raças menores e que ladram pouco. Opte também por cães que sejam cães de companhia.

Conheça algumas opções, faça uma pesquisa com estes nomes e fique a saber mais.
• Bichon Frisé• Bulldog Francês• Chihuahua• Daschund - Teckel• Lhasa Apso• Maltês• Pequinês• Poodle• Pug• Shih Tzu

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Gestação da Cadela



ninhada de labradores e ninhada de pastor belga malinois
( foto Paulo Brissos)




Gestação da Cadela


Durante esta fase da vida, a cadela alimenta-se com cerca de mais 50% de comida do que normalmente ocorre.

Recomenda-se alimentá-la mais vezes com menores porções, já que o seu estômago terá uma menor capacidade.

É recomendado também dar leite a vontade (caso a cadela goste). Dias antes da provável data do parto, deve-se construir uma caixa de parição, e fazer com que a cadela se vá acostumando ao seu novo "ninho".



A caixa deve ser de tamanho suficiente para acomodar a mãe e seus filhotes e para que neste lugar ela possa amamentá-los. Para que não haja perigo da cadela se deitar em cima dos filhotes, a caixa deve ter um suporte nas suas laterais, chamado de 'guarda-rail' - conforme mostra a figura.
Se o local for frio deve-se colocar uma lâmpada de aquecimento.

Aproximadamente 12 horas antes do início do trabalho de parto, a cadela pode evitar a comida, pelo que se estiver com atenção e verificar que ela não toca na comida, o trabalho de parto está próximo, bem como ela poderá apresentar um corrimento vaginal esbranquiçado (tampão uterino).
Cerca de 8 a 12 horas antes, a temperatura da cadela desce 1 a 1 grau e meio.

A maioria das fêmeas não chega a apresentar problemas nesta fase.
Geralmente, a cadela tem o parto deitada, com seu focinho próximo da vulva. O feto é expelido envolto no saco amniótico, o qual a cadela normalmente rompe com os dentes. ( há cadelas que no primeiro parto, não sabem muito bem o que fazer ao primeiro cachorro, pelo que poderá ser necessário romper o saco para evitar a morte do cachorro, utilizando os dedos ou uma tesoura sem pontas e limpa) Junto do saco amniótico virá a placenta, ligada ao feto através do cordão umbilical.

A cadela deve ser estimulada a comer a placenta, já que a mesma é rica em nutrientes e hormônas que ajudarão o útero voltar ao normal e a descida do leite). Porém, a cadela deve ingerir no máximo 3 placentas, evitando assim a diarréia pós-parto. Após romper o saco amniótico com os dentes, a cadela irá lamber os filhotes, deixando-os limpos e aptos a respirar.

No caso do nascimento de algum feto morto, recomenda-se deixá-lo ao lado da mãe até que seu corpo esfrie. Desta forma ela saberá que ele morre e não ficará ansiosa á sua procura.

Forneça água para a cadela durante o parto, e fique presente para caso haja algum impecilho no nascimento.

O trabalho de parto pode demorar até 36 horas até sair o último cachorro e, deve-se prestar muita atenção nos seguintes fatores:

- após o nascimento de alguns filhotes, caso a cadela continue fazendo força, aguarde cerca de 1 hora e meia e leve ao veterinário se não sair mais nenhum, pode estar bloqueado na saida;

- caso as contrações tenham início e, nenhum filhote nasça após 4 a 6 horas, leve-a ao veterinário;

- caso os filhotes não nasçam até 66 dias após o último cruzamento, leve-a com urgência ao veterinário.

Após o parto, deixar a cadela descansar.

Neste período pós-parto deve-se continuar alimenta-la com mais 50% de ração (durante a amamentação).

O ideal é cerca de 20 dias antes do parto, a cadela começar a comer ração para cachorros, pois é mais rica em cálcio, e continuar a dar até aos dois meses de vida dos cachorros, altura em que normalmente são separados da mãe.

aquele abraço e até á próxima.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mas afinal o que é isso da Obediência canina?


Primeiro que tudo:

Castigo é um estímulo negativo, aplicado no momento presente por um acto cometido no passado (que pode ser um segundo ou uma semana) para que nunca mais se repita (no futuro).

Quem já tentou explicar a uma criança de dois aninhos o que é semana-que-vem, ontem ou depois de amanhã, pode fazer uma ideia da dificuldade de um cão para associar uma agressão sua, seja ela verbal, física ou moral a alguma coisa que fez no passado e, principalmente, para que não repita no futuro. É acreditar que um cão possa ter o conhecimento do lapso de tempo.


A Obediência é outra fantasia humana quando se fala de adestramento.

Vamos definir:obedecer é fazer o que você não quer porque alguém quer... Senão! No futuro haverá uma represália.

Caímos no mesmo problema - conhecimento do lapso de tempo.


Assim, o único animal da face da terra com capacidade mental para obediência é o ser humano. Ainda assim .. é questionável. :)

Nós só sabemos ensinar a NÃO fazer coisas.
Assim que nascemos, a primeira palavra que a mamã ensina é NÃO, a segunda também, e nós só iremos aprender a dizer mamã, aos seis ou sete meses.
Somos uma sociedade negativista, na qual, passamos 80% das nossas vidas pensando naquilo que a gente não quer.
Quando o dono de um cachorro pensa em treinar faz uma lista daquilo que ele não quer:

1. não fazer xixi no tapete,

2. não estragar as coisas,

3. não puxar a roupa na corda,

4. não fazer buracos no jardim,

5. não fugir quando se chama,

6. não comer as plantas,

7. não puxar a trela passeando na rua,

8. não pular em cima das pessoas,

9. não ladrar durante a noite,

10. não etc.

A grande dificuldade é ensinar o que a gente quer, o que a gente gosta.

Desta maneira, o nosso cão nunca vai aprender nada!!!

Como princípio base para o ensino de um cão, vamos definir o que a gente quer que o nosso cão faça de maneira prática, além dos tão famosos "comandos de obediência" (que não será obediência).

1. Fazer xixi e cocó no lugar certo.

2. Enquanto filhote, roer somente o que lhes oferecemos.

3. Brincar somente com o que lhe é permitido.

4. Deixar de gostar de cavar buracos no jardim.

5. Vir correndo quando se chama.

6. Ter respeito pelas plantas.

7. Andar passeando na rua ao lado do condutor.

8. Desgostar de pular em cima das pessoas.

9. Dormir em vigília durante a noite,

10. "Comandos de obediência" etc.


estes são os princípios básicos para ensinar um cão!

ter sempre presente que lhe temos que ensinar como ele se deve comportar e não como não se deve comportar, vão ver que o resultado é fabuloso.

até á próxima e bons treinos

Aquisição de um cachorro



Depois de decidir a raça de eleição, precisaremos de nos preparar para realizar uma boa aquisição.

Boa aquisição é aquela que irá satisfazer-nos durante, aproximadamente, os próximos 12 anos.A melhor maneira de decidir, com precisão, é formular perguntas apropriadas, uma espécie de "check-list."Qual a finalidade?É uma pergunta que quase ninguém faz antes de efectuar uma compra:

a) Cão de Serviço? Para responder a esta pergunta teremos que examinar nossa consciência e saber se ele deverá conviver com a família ou sua função será tão somente a de serviço.

b) Cão de Guarda e Companhia? Neste caso a escolha deverá ser mais rigorosa quanto ao temperamento.

c) Para Guarda Pessoal ou Territorial? A escolha deverá recair no macho, para guarda territorial e a fêmea ficará com a responsabilidade da guarda pessoal por ser mais ciumenta que o macho.

d) Para Criação e Exposição? Neste caso a preocupação maior deverá ser quanto à linha de sangue e as qualidades que o exemplar poderá oferecer à sua prole.

Macho ou Fêmea? Em todas as raças, o macho, quando adulto, é mais rústico, pesado, duro e menos dado às brincadeiras enquanto que a fêmea é mais dócil, meiga, ciumenta e altruísta.

O que devemos verificar na compra de um filhote:A aquisição de um padrão da raça escolhida é de importância primordial. Ele descreve como deve ser a raça.

1) SE TEM PEDIGRE - pedigree, na compra de um cachorro, corresponde ao "certificado de garantia". É a garantia de qualidade e encarece o preço na compra.

2) FALTAS MUITO GRAVES OU DESQUALIFICANTES (dependendo de cada raça)

a) Olhos claros (muito claros) - confira com o padrão da raça a importância desta falta.

b) Nos machos, falta de testículos

c) Prognatismo - confira com o padrão da raça. No bóxer, por exemplo, é uma qualidade.

d) Manchas na trufa - confira com o padrão da raça. No dogue alemão arlequim, não é falta.

e) Manchas no peito e nas patas - confira com o padrão da raça. Algumas raças permitem e em outras, como no cão bernês das montanhas, é qualidade.

f) Timidez e medo de barulho.

g) Cegueira ou surdez.

3) FALTAS GRAVES

a) Manchas brancas confira com o padrão da raça. Algumas raças permitem e em outras, como no cão bernês das montanhas, é qualidade.

b) Mal desenvolvimento: magros, raquíticos, tristes.

c) Filhote que não deita com as pernas para trás: provavelmente já está se iniciando um processo de má formação das articulações coxofemorais.

d) Ergôs (unha de lobo) sem amputar: confira com o padrão da raça. Algumas raças permitem e em outras, como no pastor de brie, é qualidade.

4) REQUISITOS - procure fazer uma observação e adquirir filhotes que:

a) tenham bom temperamento: alegre e líder. Observe seu relacionamento com o dono do canil. Observe seu relacionamento com os outros filhotes. Escolha um brincalhão. Faça algum barulho como bater palmas fortes. Não escolha os medrosos.

b) tenham boa movimentação: observe o filhote andando de preferência sem correr. Confira se ele somente se movimenta com as patas posteriores juntas ou se também as movimenta tocando o solo alternadamente. Os que alternam tem mais probabilidades de excelente movimentação, quando adultos.

c) tenham bom desenvolvimento ósseo: observe o diâmetro do carpo e metacarpo bem desenvolvido.

d) estejam de boa saúde: limpos de vermes - observe se o ventre apresenta erupções ou se apresenta pequenas pústulas tipo acne; observe se os olhos apresentam algum corrimento. Observe se a conjuntiva está corada ou pálida.

SEM DIARRÉIA - espere um pouco conversando com o proprietário do canil e observe as fezes do filhote que você escolheu; o filhote com diarréia está com boas hipóteses de ter contraido a parvovirose.

BOM APETITE - nunca compre um filhote sem apetite.

CAUDA E ERGÔS - por ocasião da compra os ferimentos da amputação dos ergôs (se tiverem) e do corte da cauda (confira com o padrão da raça: há raças que exigem a amputação dos ergôs e da cauda e outras não) deverão estar completamente cicatrizados.( se bem que eu sou contra o corte de qualquer cauda ou orelhas)

Um filhote saudável é alegre, brincalhão e tem um apetite insaciável e depois de comer, faz seu xixi e seu cocó e dorme.

Como é lógico, isto não é uma ciência exacta nem eu quero ser um expert na matéria, estes conselhos são apenas e isso mesmo, conselhos....

e como qualquer conselho, somos livres de os seguir ou não......

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Teste de Campbell




É comum as pessoas escolherem um cachorro principalmente pela aparência. Seja pela sua beleza ou por outros aspectos, tais como o tamanho e tipo de pelagem.
Além do factor físico, porém, o temperamento do nosso futuro animal de estimação merece uma atenção especial. A maneira de ele demonstrar afecto e o seu nível de actividade devem ser adequados à dinâmica do ambiente em que viverá. Afinal, um convívio feliz por muitos e muitos anos, depende de um bom entrosamento entre ambas as partes. A disposição do cão para o adestramento é outra característica que vale a pena conhecermos para se fazer uma boa aquisição


Por isso, publico o chamado "Teste de Campbell’, que se propõe a analisar o comportamento dos filhotes em vários aspectos. ( existem outros testes, este é apenas um deles)

Para realizar o teste basta ter um papel, caneta e uma cópia deste teste para cada filhote onde serão assinaladas as respostas para posterior análise. Toda a sequência pode ser feita em alguns minutos. Recomenda-se que os cachorrinhos tenham entre 7 a 9 semanas, que é quando os resultados são os melhores.



1. VIR ATÉ NÓS

Coloque o filhote no chão em local desconhecido. Afaste-se aos poucos e agache-se. Chame-o com um tom de voz alegre, batendo palmas ou os pés no chão. Marque a resposta apropriada. O filhote:

a) Veio prontamente, pulou em você e, talvez, pós a boca na sua mão ou mordeu-a.
b) Veio prontamente, cauda levantada e subiu no seu colo.
c) Veio prontamente, cauda nivelada ou ligeiramente caída.
d) Veio, mas hesitante, talvez rastejando.
e) Não veio.

2. SEGUIR PESSOAS

Fique em pé e afaste-se do filhote, sem encorajá-lo. Observe sua reacção. O filhote:

a) Seguiu você bem de perto, cauda levantada, sacolejando e perseguindo seus pés.
b) Seguiu-o bem de perto, cauda levantada e parou bem perto.
c) Seguiu-o hesitante.
d) Seguiu-o devagar, talvez rastejando.
e) Não o seguiu.

3. BUSCAR OBJETOS Mostre um papel amassado ao filhote. Quando você perceber que ele o viu, arremesse-o na frente dele, a uma curta distância. O filhote:

a) Perseguiu o papel rapidamente, trouxe-o de volta, mas ficou brincando sem devolvê-lo.
b) Perseguiu o papel, trouxe-o de volta e permitiu que você o pegasse.
c) Foi atrás hesitante, mas trouxe-o de volta até, pelo menos, parte do caminho.
d) Não foi atrás.
e) Foi atrás do papel mas desistiu, mudando de direcção.

4. ADESTRAMENTO

Fique em pé, com o filhote olhando para você. Com as mãos sobre a cabeça dele amasse um pedaço de papel produzindo um barulho bem perceptível. Continue com o barulho e conduza as mãos devagar em direcção à cauda, dizendo "senta". Quando ele obedecer, elogie-o e permita que brinque rapidamente com o papel. Repita 4 ou 5 vezes. O Filhote:

a) Pula em você, tentando pegar o papel.
b) Pula em você na primeira vez, mas depois, na segunda ou terceira tentativa, senta rapidamente com a cauda balançando.
c) Senta na segunda ou terceira vez.
d) Senta e, depois, deita.
e) Vai embora

5. SER ACARICIADO

Acaricie o filhote afagando a cabeça, pescoço, ombros e costas. Passe a mão nas orelhas, focinho, patas e por todo o corpo. O filhote:

a) Pula em você, rosna ou morde suas mãos.
b) Põe as patas nas suas mãos, fica excitado movendo o corpo e tenta subir em você.
c) Fica excitado, movendo o corpo e lambe sua mão.
c) Rola no chão e fica de barriga para cima.
e) Debate-se e afasta-se.

6. DOMINÂNCIA

Role o filhote no chão, de lado e de costas, e segure-o de forma que fique imóvel, até se acalmar. O filhote:

a) Resiste com todas as suas forças, tenta morder, rosna e resmunga.
b) Resiste vigorosamente e talvez resmunga.
c) Resiste, mas depois acalma-se.
d) Não resiste, lambe suas mãos.
e) Não resiste e, talvez, urina.
________________________________________
PONTUAÇÃO

Três ou mais "A’s": o filhote é dominante e mostra tendência agressiva. Pode morder. Não é indicado como primeiro cão para uma família com crianças pequenas e nem para uma pessoa muito tranquila e dócil. Seu dono deverá ser adulta, experiente e educá-lo com firmeza, mas sem agressividade paro não deixá-lo ainda mais agressivo. O cãozinho poderá tornar-se um bom companheiro e prestar bons serviços, mas há também o possibilidade de que venha a ser difícil de controlar

Três ou mais "B’s" ou uma combinação de "A’s" e "B’s": o filhote tende a ser extrovertido e dominante. Não é indicado como primeiro cão nem para uma família com crianças pequenas, embora sirva para crianças mais velhas. Será um bom cão de trabalho para um dono experiente.

Três ou mais "C’s": este cão serve para a maioria das pessoas. É adequado para uma família com crianças, para pessoas idosas e para quem pretende ter um cão pela primeira vez. Aceitará bem o treinamento.

Três ou mais "D’s": é um cão submisso que precisa ser tratado com delicadeza, um companheiro adequado para pessoas idosas ou para adultas tranquilos. Seu dono não precisa ser experiente, mas um treinamento positivo e sociabilização cuidadosa ajudará o cão a se integrar melhor Não deve ser tratado com violência.

Três ou mais "E’s" ou combinação de "D’s" com "E’s": este cão pode ser excessivamente tímido. Se tiver um "a" na pontuação pode morder em situações de stress, não sendo indicado para crianças ou donos inexperientes.

espero que este teste vos ajude na vossa próxima aquisição.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010