sexta-feira, 4 de maio de 2012

um mês e meio de vida


Não aprenderam a ter medos, nada os assusta, se aparece algo estranho ou algum ruído diferente, impera a curiosidade e vão ver o que se passa.
Este é o primeiro treino que se dá aos cachorros, sempre que se vai ter com eles, há barulhos, há musica, há palavras altas, ou seja tudo e mais alguma coisa que se lembrem. O único aspecto a ter em conta nesta altura é que tudo o que fazemos tem que ter uma recompensa agradável. Por exemplo não podemos atirar uma garrafa de plástico com pedrinhas dentro e fazer o barulho e ir-mos embora. Alguns dos cachorros irão averiguar, mas outros mais receosos ficarão junto da mãe, então temos que os incentivar a chegar ao pé do objecto para eles cheirarem e tocarem e verificarem que aquilo não lhes faz mal nenhum. 

Para que os cachorros se vão habituando aos mais diversos sons, eu a partir das 2 semanas de vida coloco um rádio na maternidade numa qualquer estação de rádio de maneira que os cachorros oiçam musica, vozes e outros sons e se habituem a que aqueles sons estranhos não lhe fazem mal, isto faz com que estando habituados aos mais diversos sons nunca tenham medo de nada.

Outro aspecto importante nesta fase é a da comida, nunca deem a comida a um cachorro e se afastem dele para ele comer sozinho! A conversa de que se deve deixar o cachorro comer descansado só serve para quem não percebe nada de cães! Se tiverem crianças em casa, então mais importante ainda é deixar as crianças mexerem no comer e no cachorro enquanto este come, de preferencia dar-lhe de comer na mão, retirando bocadinhos do granulado do tacho e dar á boca do cachorro.
Só assim ele vai perceber que ninguém lhe vai tirar o comer quando está a comer e mais tarde, quando for maior, não tentará morder com receio que lhe tirem o comer, e assim não corremos o risco de ele morder numa criança que vá mexer no seu tacho sem nós adultos estar-mos presentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário