terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cães: Abanar a cauda tem vários significados

Para nós, humanos, um cão a abanar a cauda significa apenas que está excitado.
Mas para os nossos amigos caninos este gesto é mais complexo do que parece.
Um novo estudo acaba de provar que os cães reconhecem e respondem de maneiras diferentes perante uma cauda que está a abanar para a direita ou para a esquerda.

As conclusões do estudo publicado, no final de Outubro, no jornal Cell Press, demostra que os cães, tal como os seres humanos, têm o cérebro dividido num lado esquerdo e direito, sendo que cada parte desempenha funções muito diferentes.

Durante o estudo, a equipa monitorizou um grupo de cães aos quais foram exibidos vídeos de outros cães a abanar a cauda, uns para a direita e outros para a esquerda. Enquanto monitorizavam as reações dos animais, os investigadores confirmaram que, quando viam outros cães a abanar a cauda para a esquerda, os animais ficavam ansiosos e o seu batimento cardíaco acelerava. Já perante uma cauda que abanava para a direita, os cães ficavam completamente descontraídos. "A direção da cauda ativa hemisférios diferentes do cérebro canino”, diz em comunicado o italiano Giorgio Vallortigara, do Centro para as Ciências do Cérebro da Universidade de Milão, que liderou a investigação. "Ou seja, quando o cão vê uma cauda que abana para a direita ativa o hemisfério esquerdo ligado a experiências positivas e descontraídas.

Em contraste, uma cauda que abana para a esquerda sugere situações de defesa e produz ansiedade. E isso é incrível”, acrescenta o investigador. Além de ajudar na comunicação entre elementos caninos, Vallortigara considera que esta informação pode ser particularmente útil para os humanos que vivem com cães e para os veterinários ou tratadores.

http://boasnoticias.sapo.pt/noticias_Cães-Abanar-a-cauda-tem-vários-significados_17789.html?page=0

Sem comentários:

Enviar um comentário