terça-feira, 2 de março de 2010

Alimentos perigosos para um cão



COMIDAS PERIGOSAS

Algumas comidas que para nós humanos são uma delícia, podem fazer muito mal aos nossos cachorros, e quanto mais pequenos forem mais perigosas se tornam pois as quantidades ingeridas muitas das vezes são mais perigosas quanto menor é o peso do seu cachorro

vejamos então algumas dessas delícias para nós e venenos para os nossos cães:

Bebidas Alcoólicas
Muitas vezes são adocicadas e podem atrair cães e gatos, mas podem induzir uma intoxicação séria e às vezes fatal.
Sinais e efeitos colaterais: Descordenação, Excitação, Depressão, Urinar excessivamente, Respiração lenta, Ataque cardíaco e morte.


Abacate
Folhas, semente e a fruta do abacate contem uma substância tóxica chamada persina. Pode causar desarranjo gastro-intestinal.

Café (todas as formas)
Cafés contêm componentes perigosos chamados xantinas que podem causar danos ao sistema nervoso e sistema urinário além de ser um estimulante cardíaco.

Cascas de batatas
Batatas e tomates contêm uma substância chamada solanina e outro alcalóides. Se ingeridos em grande quantidade, podem gerar salivação excessiva, desarranjo do trato gastrointestinal, perda de apetite, depressão do sistema nervoso central e outros sintomas. Evite.

Cebola
Cebolas contêm tiosulfato. Cachorros sensíveis a cebola podem desenvolver anemia. Felizmente todos os cachorros recuperam quando não ingerem mais cebolas.


Chocolate (todas as formas)
Chocolate contêm teobromina, um composto diurético e estimulante do coração.
Sinais: Excitação inicial, beber e urinar excessivamente, vômito e diarréia. Chocolate pode causar ritmo cardíaco acelerado, podendo levar a convulsões ou mesmo morte.

Comidas estragadas
Muitos tipos de mofo contêm uma toxina chamada aflatoxina. Pode causar vômito/diarréia, tremores musculares, descoordenação, febre, salivação excessiva e danos no fígado.

Comidas gordurosas
O problema principal destes alimentos é um desarranjo gastrointestinal e, em alguns casos, pode culminar numa pancreatite. Pode ser fatal em alguns animais e é quase sempre causado por comidas muito gordurosas como bacon.

Noz moscada
A macadâmia contêm uma toxina desconhecida que pode afectar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cachorros. Já foram registados casos de paralisia.

Uvas e uvas passas
Existem casos registados de apenas 6 (seis) uvas ou passas causando insuficiência renal aguda. A toxina não foi identificada ainda.

Ossos
A maioria de ossos (em especial os ossos da galinha) porque podem lascar e causar a dilaceração do sistema digestivo e/ou se alojar na garganta do seu animal de estimação

Massa de pão de fermento
a massa de pão de fermento pode produzir gás e inchar no estômago do seu animal de estimação - conduzindo à ruptura do sistema digestivo

Ovos crus e peixes crus
os ovos crus e alguns peixes crus podem causar as salmonelas que envenenam.

No caso de intoxicação leve ao veterinário mais próximo de imediato. A rapidez de diagnóstico pode ser a salvação do seu animal e evitar custos maiores.

Não deixe medicamentos ao alcance de animais.

A tradução dos nomes de algumas substâncias químicas podem não estar corretas. Como não sou veterinário, o meu conhecimento específico é limitado, no entanto achei importante dar a conhecer alguns dos venenos que podem afectar os nossos animais e provavelmente já alguns de vós passaram por estas situações delicadas.

aquele abraço
voltem sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário