domingo, 7 de março de 2010

O Comportamento do Cão




Os cães por vezes têm comportamentos que para um leigo na matéria, é uma dor de cabeça, mas todos os comportamentos têm uma explicação, apenas temos que observar com atenção e pensar um pouco o que leva o cão a ter um determinado comportamento.

Exemplo: estamos em casa a ver televisão e o nosso cachorro vem até junto de nós. Como estamos interessados em ver a TV, não ligamos nenhuma ao cão, apesar de ele tentar chamar a nossa atenção. Passados alguns minutos e após ter tentado chamar a atenção do dono, o cão vai-se embora e começa a brincar com um chinelo, que tem o cheiro do dono. O dono ao ver o cachorro a roer o chinelo, de imediato chama-o, ralha com ele, levanta-se e vai ter com ele, tira-o do local e continua a falar com o animal.
Ora bem, você acabou de ensinar ao seu cão o que ele deve fazer para chamar a sua atenção, pois ao roer um chinelo, passou a ter toda a atenção do dono que não teve quando se estava a portar bem, ou seja, acabamos de lhe dar um mau exemplo e ele memorizou-o, e agora preparem-se, quando ele quiser atenção, nada como ir roer algo que tenha o cheiro do dono, é atenção garantida.

Lembrem-se o animal deve ser recompensado sempre que está a fazer algo bem feito, se ele está ao nosso lado sentado, há que o recompensar, fazer-lhe uma festa, etc..., ou seja reforçar o comportamento correcto com um reforço positivo, caso contrário ele vai tentar chamar a atenção de outra maneira.

[a imagem acima é apenas ilustrativa, já tentei treinar os meus assim mas ainda estou na fase em que lhes explico e eles mandam-me a mim limpar :) ]

aquele abraço e voltem sempre

Sem comentários:

Enviar um comentário